Como Afiar brocas, procedimentos

Como Afiar brocas, procedimento

Muitas vezes acontece, no processo de utilização de uma broca, ela partir ou simplesmente deixar de funcionar na perfeição devido à falta de afiação da broca e surge a dúvida de “como afiar uma broca”. Tal como uma faca, as brocas tem uma “lâmina” mais afiada para conseguir proceder ao corte de uma forma suave e eficaz. Para se aprender o processo para afiar brocas é necessário entender primeiro a “anatomia” da broca.

Anatomia de uma broca

Anatomia da broca

Brocas, ângulos de inclinação

Brocas, angulos~

Como afiar uma broca, pocedimentos

1º Passo

Para se iniciar o processo de afiação de brocas é necessário ter uma clara noção de que uma broca dispões de uma linha de corte que apenas funciona quando está afiada devidamente.

Brocas – Vista de Topo

Broca, vista de cima

2º Passo

Para se afiar uma broca é necessário ter uma pedra de esmeril (para brocas de grande dimensão um motor com disco de esmeril), no caso de brocas pequenas usadas no fabrico de jóias é adequado usar uma pedra de Arkansas, como vemos na imagem a seguir

Pedra de Arkansas

3º Passo

No caso de serem brocas muito pequenas devem ser suportadas em um mandril para que seja facil proceder a todo o processo de afiar brocas.

Afiar brocas, heartjoia

4º Passo

Para se iniciar o processo de afiar brocas, deve assentar a linha de corte da broca sobre a pedra de arkansas.

Afiar brocas

5º Passo

Ao mesmo tempo que se inicia um deslizamento sobre a pedra de arkansas ao mesmo tempo que se faz uma rotação à broca, passando de um angulo de 59º, para 55º e depois para 50º. Assim, todo este procedimento vai criar uma espácie de “lâmina” na zona da “linha de corte”.

Afiar brocas

Depois de “reafinada”, a broca deve ser testada, se ela estiver bem afiada iniciará o processo de corte com naturalidade, no entanto se estiver mal afiada, o provável é começar a dançar sobre a soperfície metálica.

Com a prática será mais fácil saber como afiar brocas, e fazer todos estes procedimentos, no entanto no início é provável que surjam algumas dúvidas sobre todo este processo.

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *