Madrepérola

Madrepérola, também designada por nácar, é uma substância calcária, branca ou escura iridescente, rija, brilhante, produzida por diversos tipos de moluscos, especialmente os bivalves. A Madrepérola é o principal componente das pérolas.

Muitos de nós já observámos o interior de diferentes conchas e verificamos que é revestida de um material iridescente, brilhante, chamada de madrepérola ou nácar.

Alguns moluscos, nomeadamente a Ostra, quando algum corpo estranho entra na sua membrana epitelial, a reacção de defesa do molusco é libertar uma camada de madrepérola ou nácar que irá envolver esse corpo estranho. Este processo de deposito de madrepérola sobre um corpo estranho, é o processo que faz nascer as tão maravilhosas e conhecidas pérolas.

pérolasQuando o corpo estranho penetra na membrana do molusco, causa irritação, e para defesa liberta essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha. Este é o processo que dá origem à formação de uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo que é exposto o corpo estranho ao deposito de Madrepérola e da resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente.

A madrepérola e as pérolas são materiais naturais, muito utilizados no fabrico de jóias, os colares de pérolas são as jóias tradicionais usadas nos casamentos, acredita-se que as pérolas tem o poder de trazer felicidade ao casal de noivos e boa sorte no casamento. O procedimento de enfiar pérolas é bastante simples e faz peças de adorno maravilhosos, a madrepérola tem uma beleza muito especial.

Paua Shell

Outras técnicas podem ser utilizadas com a madrepérola, nomeadamente pode-se cortar com serra de ourives e furar com dremel ou motor de suspensão.

Paua Shell

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *