Como limpar prata

Aprender como limpar prata é um procedimento muito útil visto que quase todos nós temos objectos de prata, e como sabemos com o tempo e o uso tem tendência a oxidar e a ganhar gordura e outras impurezas. Por isso é necessário que os objectos de prata sejam submetidos a limpeza para que voltem a tem o mesmo brilho metálico que tinham quando foram comprados.

Para saber como limpar prata, jóias ou mesmo objectos de decoração e talheres, não é necessário nenhuma técnica especial. Aprender como se podem limpar pratas é simples e não é necessário nenhum produto muito específico.

Para saber como limpar prata da oxidação, adquirida com a exposição dos objectos a humidades, odores, gorduras ou outros produtos ou gases, basta utilizar bicarbonato de sódio (fermento dos bolos).

Procedimento para limpar de prata com bicarbonato de sódio

Colocar os objectos de prata em um recipiente de pirex, cobrir os objectos com pó de bicarbonato de sódio. Colocar água a ferver, e para proceder à limpeza dos talheres de prata ou outros objectos, deitar a água a ferver sobre o pó de bicarbonato de sódio e dos talheres de prata ou outros objectos em prata.

Em caso de uma passagem não ser suficiente, pode-se repetir este procedimento mais 2 vezes para que se possa limpar as pratas com o máximo de eficácia. Se mesmo assim restarem algumas manchas na prata, pode-se colocar os talheres de prata ou outros objectos sobre um pano de micro-fibras, deitar pó de bicarbonato de sódio, e a seco esfregar bem os talheres de prata com o pano de micro-fibras e bicarbonato de sódio e assim limpar bem a peça e ainda assim polir os objectos.

Como limpar prata, Polimento manual das pratas depois de limpas

Se mesmo depois de saber como limpar prata, e fizer todod os procedimentos e ainda assim elas permanecerem muito riscadas, pode-se fazer um processo simples manual de polimento para retirar os riscos das peças mais superficiais. Comprar um liquido de polimento de automoveis muito fino, e com o mesmo pano de micro-fibras utilizado para limpar as pratas, deitar o liquido de polimento de automóveis e esfregar com muita força. Este é um processo muito eficaz de limpeza e polimento das pratas, podem mesmo ficar como novas.

Outras  técnicas, como limpar prata

Há também quem utilize a pasta dos dentes para limpar as pratas, no entanto não é tão simples de obter bons resultados.

Estes são técnicas simples de como limpar pratas, que estão ao alcance de qualquer pessoa, no entanto existem outros produtos mais específicos, utilizados pelos fabricantes de jóias que ajudam a limpar as peças de forma eficaz. Como exemplos referimos o produto “SilverDeep”, que é um liquido próprio para limpar as pratas e pode ser adquirido em lojas de especialidade de venda de materiais para joalharia (ou nas grandes superfícies de bricolage). A limpeza de pratas e jóias pode ser feita também com ultra-sons, que tira gorduras, no entanto não desoxida. No fabrico de jóias é também utilizado o branqueamento para limpar pratas, muito eficaz para tirar oxidação, gordura e restos de borax (tincal), no entanto as peças depois necessitam de ser lustradas.

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *