Tipos de armação de serra de ourives e respectivas lâminas

Uma Armação de serra de ourives consiste, de uma forma geral, numa armação em aço, com punho de madeira ou plástico, no entanto poderão existir outras configurações desta ferramenta.

A armação de serra de ourives é idêntica às serras de Carpintaria, no entanto, tem uma diferente anatomia e é especialmente concebida para trabalhar com superfícies de dimensões reduzidas. As lâminas de serra podem ter variadas graduações e podem ser utilizadas para serrar metal não ferroso (prata, ouro, cobre, latão, alumínio, etc), acrílico, resina, madeira, madre pérola ou outros materiais que não sejam demasiado rígidos como os metais ferrosos. As laminas são extremamente finas e podem fazer cortes extremamente minuciosos, obter desenhos muito precisos, é eximia a cortar ângulos retos com alto pormenor. A escala de graduação de serras variam

Existem diversos tamanhos de serras, que serão usadas de acordo com o tipo de trabalhos que se precisa executar. Nem sempre é fácil, numa fase inicial, saber escolher a serra adequada para o tipo de trabalho que se pretende executar. A escolha correta da serra pode ser fundamental para uma maior precisão na execução do trabalho e também na eficácia que se desempenha o corte evitando que se danifique a serra.

Tipos de lâminas Graduação da Lâmina Funções  Dentes por cm Espessura Largura
serras-joalharia-heartjoia-workshops-serrar-prata-ouro-z 8/0 Para casear metal/Cravação  33  0,15  0,33
7/0 Para casear metal/Cravação  33  0,18  0,36
6/0 Para casear metal/Cravação  30  0,18  0,36
5/0 Serrar e casear com precisão  26  0,20  0,41
4/0 Fazer recortes com media precisão  25  0,23  0,43
serras-joalharia-heartjoia-workshops-serrar-prata-ouro-1z 3/0 Serrar chapa de prata, ouro, cobre, latão, alumínio  22  0,25  0,48
2/0 Serrar chapa de prata, ouro, cobre, latão, alumínio com muito desperdício  21  0,25  0,53
0 Serrar madre pérola  20  0,28  0,58
1  19  0,30  0,64
2  17  0,33  0,69
Serras de Ourives 3  16  0,36  0,74
4 Serrar madeira, acrílico e resinas  15  0,38  0,79
5 Serrar madeira, acrílico e resinas  14  0,41  0,84
6 Serrar madeira sem precisão  13  0,43  0,94
7 Serrar madeira – corte rude  12  0,48  1,04
8 Serrar madeira – corte rude  11  0,51  1,14
Serra para acrílico e cerasLâmina helicoidal para acrílico e ceras Lamina que serra em todos os seus 360º Para serrar ceras, acrílico e resinas sem qualquer precisão

 

Serra de ourivesSaber adaptar a melhor serra ao tipo de trabalho que se pretende executar, depende também da perícia da pessoa que irá desempenhar o corte. As serras finas de joalheiro, são muito eficientes no corte de formas muito minuciosas, sejam, retas, curvas ou ângulos.

Como escolher a armação de serra adequada para determinado trabalho

Quais as dimensões do material que quer cortar?

  • Serra de ourives, em termos de profundidade tem um limite, que permite serrar chapas com o comprimento da profundidade da armação de serra. Existem armações de serras com diferentes medidas na sua profundidade, mas a armação de serra mais comum é relativamente curta o que condiciona o tamanho das chapas cortadas. Para se fazerem peças com grandes dimensões deve-se optar por uma armação com uma profundidade maior para permitir serrar chapas cmpridas.

Diferentes tamanhos de Armações de serras de ourives

Existem vários tamanhos de serras, mas os mais comuns são os 3 tamanhos de armações de serra de ourives que apresentamos a seguir

 

Armações de serra Dimensões  em polegadas
Armação de serra de ourives 3" 3″
Armação de serra de ourives 6" 4″
Armação de serra de ourives 8" 8″
armações-serra-joalharia-heartjoia-4 11,5″
Armação de serra de ourives 5" 8″ (polegadas)

Normalmente, para trabalhos de joalharia de pequenas dimensões utiliza-se a armação de serra mais pequena, apenas para cortar chapas para fazer pulseiras pode ser necessário uma serra com uma maior profundidade de corte. Ao cortar placas de grande comprimento com uma armação pequena, podemo-nos deparar com o problema de não conseguir cortar a chapa no sei comprimento total, como podemos ver no seguinte exemplo.

Também, quando se adquirem chapas de metal, e apenas posteriormente se pretende serrar com serra de ourives as formas de pequenas dimensões, por vezes pode haver a dificuldade no corte da chapa, se a armação não tiver profundidade suficiente.

Armação de Serra de ourives

Para colocar uma lâmina de serra numa armação, é necessário:

  1. Ajustar a armação ao comprimento da lâmina de serra
  2. Abrir os parafusos que servem de pinça para prender a serra

Para colocar a serra na armação é necessário fixar a lâmina no seu posicionamento correto e deve ficar presa com muita pressão.

Bookmark the permalink.

Comments are closed